José Allamano

José Allamano é uma pessoa importante na escola Anjo da Guarda, pois é o Fundador do Instituto das Missionárias da Consolata. Nasceu em 1851, na Itália. Foi ordenado sacerdote em 1873 e nomeado Reitor do Santuário da Consolata em Turim-Itália no ano de 1880. Ele ocupou este cargo por 46 anos.

O amor de Allamano por Nossa Senhora Consolata foi imenso. Ele dizia: “Devemos fazer tudo por Jesus, nada sem Maria!” Allamano realizou um trabalho de restauração e de revitalização do santuário da Consolata, promovendo grandes transformações sociais e incentivando o culto à Santíssima Virgem Consolata. Allamano queria ir mais longe para as missões Ad Gentes, isto é, além fronteiras. Ele mesmo queria partir para as missões, mas sua saúde não permitiu. Então, iluminado pelo Espírito Santo, fundou, em 1901, o Instituto dos Padres e Irmãos da Consolata e em 1910, o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata.

Os primeiros missionários e missionárias foram para o Quênia na África e depois seguiram para outros países na África,  na Europa, na Américas e na Ásia levando o Evangelho da Consolação. Morreu em 26/02/1926, aos 75 anos, quando suas obras estavam consolidadas.

ALLAMANO

As Missionárias no Mundo

Chegada ao Brasil

Em 1946, as Missionárias da Consolata chegaram ao Brasil, e logo iniciaram a missão de educar fundando diversos colégios em vários estados brasileiros. Em 1949, nasce o Colégio Consolata em São Paulo, que já completou 70 anos. O cuidado para com os que sofrem, os pobres e doentes fizeram com que surgissem também hospitais.

O primeiro grupo de Missionárias da Consolata chegou ao Brasil no dia 6 de julho de 1946, em Rio do Oeste – SC. Do ardor missionário dessas missionárias, logo surgiram as primeiras jovens vocacionadas brasileiras interessadas em tornarem-se futuras Missionárias da Consolata, que hoje estão espalhadas em todo Brasil e em diversos países do mundo. No Brasil, trabalhamos em situações missionárias nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste junto aos indígenas, pessoas sem-teto, moradores da periferia da Grande São Paulo e favelas. Em atividades apostólico-pastorais, na Educação, na Saúde, na Animação Missionária Vocacional e na imprensa Missionária.

O reconhecimento das virtudes de José Allamano, fez com que, em 07/10/1990, a Igreja reconhecesse o valor de suas virtudes, proclamando-o Bem-aventurado pelo Papa João Paulo II.

O Instituto comemorou o centenário de sua fundação em 2010, dos quais, 75 anos de entrada em solo brasileiro, celebrando, com muita alegria, a inspiração que o Espírito Santo depositou no coração do José Allamano, pois ao longo dos 100 anos da nossa fundação, a chama viva de seu carisma sempre nos acompanhou, tendo como lar o mundo e como família os povos de todos os continentes.

O trabalho incansável das Missionárias da Consolata na construção de um edifício que, pelas suas características, estará sempre inacabado, continua sendo feito na paz, na esperança, na compreensão, na dedicação, na integridade e na qualidade. Com espírito de prontidão ao convite de Jesus: “Vinde e vede, continuamos a jogar as nossas redes”.